sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Blog Atualizado!

Bom dia pessoal!

Nesta semana vocês poderão conferir a reportagem intitulada "A última grande alta do Atlântica". 


"Ao passar pela região da atual Porto Seguro, sul da Bahia, a bordo da nau capitânia comandada por Pedro Álvares Cabral, Pero Vaz de Caminha se espantou com o tamanho do litoral da ilha de Vera Cruz, primeiro nome dado ao Brasil recém-descoberto, e registrou também a presença de vistosas escarpas na praia, quase lambendo o Atlântico: “[Esta terra] Traz ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, delas vermelhas e delas brancas, e a terra, por cima, toda chã e muito cheia de grandes arvoredos”. O escrivão português mirava um trecho do que hoje se denomina Formação Barreiras, constituída por camadas de areia e argila geralmente de algumas dezenas de metros de espessura que se estende por mais de 5 mil quilômetros ao longo da costa nacional, do Amapá até o Rio de Janeiro.
Para os geólogos, essas falésias, que fazem parte da primeira unidade geológica descrita no país, contam uma história muito mais antiga do que a saga do descobrimento. São testemunhas da última grande elevação do nível do Atlântico registrada em trechos da costa brasileira, especificamente no Norte e Nordeste, entre 25 e 16 milhões de anos atrás, final da época chamada Oligoceno e meio do Mioceno. "
Vale a pena conferir!

Já é possível realizar as pré-reservas para as edições de 2014 dos nossos cursos de Taxonomia de Campo, Identificação Aplicada à Restauração, Identificação na Mantiqueira, Métodos e Análises e Avifauna! 

Para maiores informações, envie email para brasilbioma@gmail.com, confira o nosso blog (http://brasilbioma.blogspot.com) e/ou acesse nosso Facebook (Brasil Bioma).



Um ótimo final de semana!

Abraços,


Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Brasil Bioma Estudos Ambientais Ltda ME
São Paulo, SP, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário