segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

SEÇÕES PANORAMA E ARTIGO DA SEMANA ATUALIZADAS!

Bom dia pessoal!

As seções PANORAMA e Artigo da Semana foram atualizadas!

Nesta semana, vocês poderão conferir a reportagem intitulada "Corte de metano e fuligem 'esfriaria' a Terra", publicada na Folha de São Paulo no último dia 13 de janeiro. Dentre os assuntos debatidos, eles citam que a adoção de 14 medidas ajudariam a combater a mudança climática, porém não seriam suficientes. Vale a pena conferir!

Em clima de lançamento de uma nova temática dos nossos cursos, selecionamos um artigo que irá elucidar e já introduzir um dos temas que será debatido durante o curso. De autoria de Marcelo Ferreira de Vasconcelos, do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, o artigo "O que são campos rupestres e campos de altitude nos topos de montanha do Leste do Brasil?", traz a opinião do autor sobre como diferenciá-los, a história desta denominação, localização geográfica, aspectos fisionômicos e outros aspectos sobre estas duas formações.. Segundo o autor, "apesar de apresentarem certas semelhanças fisionômicas e compartilhem alguns táxons vegetais, ambos os tipos de vegetação devem ser considerados distintos." Estas diferenças vão desde aspectos da natureza geológica dos substratos, flora com composição específica, domínios fitogeográficos diferentes e afinidades biogeográficas contrastantes.

O link para a reportagem e artigo, estão respectivamente na seção PANORAMA e Artigo da Semana, na barra lateral direita do blog.

Acesse e conheça um pouco mais sobre estes assuntos.

Ficamos no aguardo de suas opiniões via blog, Facebook (Brasil Bioma) e Twitter (@brasilbioma e @cursosbotanica).

Lembrando que ambos estarão disponíveis até terça que vem (23/01).

Aproveitamos também para relembrá-los que as inscrições estão abertas para o XVII Curso de Identificação na Mata Atlântica e I Curso de Identificação na Mantiqueira. Para mais informações, acessem os links disponíveis na barra superior do blog.

Boa leitura!


Uma ótima semana a todos!


Abraços,


Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Brasil Bioma e Viveiro Maria Tereza
São Paulo, SP, Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário