sábado, 20 de junho de 2015

Novo vídeo da Brasil Bioma - Caracteres vegetativos úteis para identificação de plantas


Como identificar as plantas? O que é necessário observar nos ramos?
No vídeo dessa semana, cito quais os caracteres morfológicos mais importantes e que devem ser observados para a identificação de plantas sem a presença de flor e fruto.
Veja o que são as glândulas translúcidas no exemplo de uma espécie nativa mostrada no vídeo! 
Emoticon smile
Não deixe de se inscrever em nosso canal no youtube! 
Emoticon wink




Um ótimo final de semana!

Abraços,

Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Brasil Bioma Estudos Ambientais Ltda ME
São Paulo - SP - Brasil

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Mata Atlântica - Um dos Hot-Spots Mundiais - Conhecendo para Preservar!

A Mata Atlântica é um dos domínios de vegetação mais biodiversos do planeta, e é classificado como um dos hot-spots mundiais, segundo a ONG Conservation International. 

Os hot-spots são regiões que apresentam biodiversidade e endemismo muito elevados. São áreas sob intenso grau de ameaça devido a perturbações provocadas pelo homem. 

Atualmente, a Mata Atlântica está restrita a menos de 8% de sua extensão original e a cobertura florestal remanescente está concentrada em pequenos fragmentos degradados e isolados, sendo que mais de 80% deles são menores do que 50 ha.

Para se ter uma ideia da importância da Mata Atlântica para a conservação da flora da América Latina, de cada 100 espécies que ocorrem nessa porção do continente, 20 também ocorrem na Mata Atlântica e 8 destas SÓ ocorrem na Mata Atlântica (ENDÊMICAS!). 



Isso mesmo! De cada 100 espécies vegetais conhecidas para a América Latina, oito ocorrem apenas no domínio Atlântico. Parece pouco, mas se considerarmos que há algo em torno de 100.000 espécies vegetais conhecidas para a América Latina, você mesmo pode fazer a conta de quantas espécies há na Mata Atlântica, ou seja, no nosso "quintal"!

A fragmentação do habitat e sua contínua degradação, por conseguinte, prejudicam a manutenção da biodiversidade e dos processos ecológicos destes remanescentes florestais.

Nessa perspectiva, conhecer a flora, identificar padrões de distribuição e endemismo das espécies e, sobretudo, reconhecer espécies ameaçadas são atividades fundamentais para garantir a conservação dos remanescentes florestais ou, ainda, para recuperar áreas com diferentes graus de perturbação.

Vamos então começar a estudar as plantas para aprendermos a reconhecê-las melhor? É um vasto mundo e treinar o olhar para conseguirmos "enxergá-las" melhor fará toda a diferença. Como só preservamos o que conhecemos, vamos então aprendermos mais sobre elas!

O primeiro conceito é saber reconhecer o tipo e as partes da folha. Como nem sempre conseguimos coletar as plantas com flor, estudar o corpo da planta é uma ferramenta útil na identificação das mesmas. Acessem as vídeo aulas abaixo para maiores informações. 



image












image










Inscreva-se no nosso Canal do YouTube (http://www.youtube.com/brasilbiomacursoseestudosambientais) para receber as atualizações! Acompanhe as novidades através do blog, Facebook (Brasil Bioma), Instagram (@brasilbioma) e Twitter (@brasilbioma).

Uma ótima semana!

Abraços,

Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Brasil Bioma Estudos Ambientais
São Paulo - SP - Brasil