segunda-feira, 27 de junho de 2011

Fotos, Artigo da Semana e Seção Panorama - ATUALIZADOS!!!

Bom dia a todos!

Após 15 dias sem atualização, as respectivas seções foram atualizadas.

As fotos da XI e XII Edição do Curso de Identificação em Campo e novas fotos do II Curso de Identificação Aplicado à Restauração já se encontram no Picasa e Facebook (Brasil Bioma) dos nossos curso. Aproveitem para relembrar e conhecer um pouco mais os nossos cursos! Os links encontram-se na barra lateral direita.

Gostaríamos de agradecer muito a presença de todos os participantes da 12ª Edição do Curso de Identificação em Campo, que contou com a presença de Analistas Ambientais do IBAMA-DF, e todas as demais pelas sugestões e críticas!

O aquecimento global é um assunto recorrente atualmente. A reportagem (PANORAMA) e o Artigo da Semana têm como objetivo divulgar estudo que especula a distribuição futura de algumas espécies arbóreas da Mata Atlântica em diferentes cenários de aumento da temperatura média. Os resultados mostram intensa alteração na distribuição destas espécies, dependendo do seu comportamento ecológico (planta de sub-bosque, heliófita e etc.). A maioria destas espécies são estudadas e identificadas pelos participantes dos nossos cursos. Venha conhecê-las e por que conservá-las!

Vale ressaltar que as inscrições para a 3ª Edição do Curso de Identificação Aplicado à Restauração Ambiental ainda estão abertas. Restam poucas vagas!


Abraços a todos,

Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Viveiro Maria Tereza e Brasil Bioma
Juquitiba, SP, Brasil

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Artigo da Semana, Panorama e Fotos da 11ª Edição do Curso de Identificação em Campo

Bom dia!

A distribuição atual dos domínios de vegetação do Brasil está longe de estar relacionada ao que era no Período Quaternário (há alguns milhares de anos atrás). Em climas mais úmidos e frios deste período, as formações com araucária, por exemplo, se expandiram rumo a latitudes menores, primariamente na zona montana. Assim, registros de pólen atestam a presença deste pinheiro em regiões ao norte de Minas Gerais e pássaros indicadores sugerem a presença de florestas úmidas na região onde hoje é o semi-árido brasileiro. Vale a pena conferir a reportagem sobre o passaro encontrado no nordeste do Brasil e o artigo sobre esta temática nas seções PANORAMA e Artigo da Semana!

As fotos da 11ª Edição do Curso de Identificação em Campo estarão disponíveis no blog até domingo. Por isso, fique de olho!

Abraços a todos,

Coordenação de Cursos de Extensão
Viveiro Maria Tereza
Juquitiba, SP, Brasil