quarta-feira, 26 de maio de 2010

Stifftia fruticosa - Uma Asteraceae rara da Mata Atlântica

Muitos de nós já nos deparamos com uma Stifftia plantas em uma praça ou jardim no meio urbano. Poucos de nós, entretanto, sabem que esta espécie está nas listagens brasileiras de espécies ameaçadas de extinção. Recentemente, encontrei-a na Floresta Atlântica (Floresta Ombrófila Densa Submontana) em Caraguatatuba. Seu nome é Stifftia fruticosa.

Uma Marcgraviaceae do Cerrado


Ola,


direto de Itapaci-GO. Centro-leste de Goiás, uma planta com inflorescências racemosas vermelhas me chamou a atenção. Trata-se da Norantea guianensis. Uma Marcgraviaceae típica dos Cerrados Brasileiros.


Apresentação

Caros amigos,

este blog foi criado para aqueles que gostam, trabalham e vivem das plantas deste Brasil, tão rico e exuberante.

ele será composto por fotos, informações de viagens realizadas por mim, ao longo do meu trabalho com consultoria ambiental e no meio acadêmico.

pretendo com ele trazer dicas de campo para identificação de algumas espécies chaves de cada bioma, permitindo que as pessoas possam tirar análises mais criteriosas em suas próprias observações de campo.

sou apaixonado pela fitogeografia, meu trabalho é reconhecer as plantas e, por conseguinte, conhecer a distribuição geográfica das mesmas.

tenho formação em Biologia na USP e, atualmente, faço mestrado na UNICAMP. Quando possível, realizo algumas consultorias com vegetação, já trabalhei em muitos tipos de vegetação, tais como: Amazônia (Floresta Aberta), Cerrado, Mata Atlântica (Floresta atlântica, Floresta Estacional, Floresta de Araucária), Restinga e Manguezal.

espero que consiga atrair a atenção de vcs, que têm nas plantas, uma forma de enxergar o mundo de um outro ângulo.

um forte abraço,
Rodrigo Polisel