quinta-feira, 26 de maio de 2011

11ª Edição do Curso de Identificação em Campo e Seminário em Ecologia

Neste final de semana ocorrerá a 11ª Edição do Curso de Identificação em Campo.

Preparem-se para um final de semana repleto de conhecimentos e alegrias!

Vamos descobrir os segredos da incrível flora da Mata Atlântica do Alto Juquiá.

Tudo já está preparado para recebê-los.

Esperamos que estejam tão ansiosos quanto nós!

Além disso, dia 02/06 ocorrerá uma palestra no Departamento de Ecologia do IB/USP, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Adriana Maria Zanforlin Martini da EACH-USP e intitulada Oportunidades e desafios para estudos ecológicos em projetos de restauração de restingas. A palestra será na sala 358, no mesmo departamento, a partir das 17 hs.


Após a apresentação, as discussões darão continuidade em um descontraído happy-hour!

Abaixo divulgamos o resumo da palestra.

Abraços,


Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Viveiro Maria Tereza e Brasil Bioma
Juquitiba, São Paulo, Brasil





Resumo da Palestra Oportunidades e desafios para estudos ecológicos em projetos de restauração de restingas

A realização de estudos experimentais em ecologia de comunidades de plantas nem sempre é possível em função da dificuldade de implementação dos experimentos e da escassez de áreas adequadas (tamanhos suficientes e que possam sofrer manipulação). Áreas degradadas que precisam ser restauradas podem representar ótimas oportunidades para estudos experimentais e, em especial, àqueles voltados para o teste de teorias de ecologia de comunidades baseadas em sucessão ecológica, regras de montagem, interações ecológicas e diversidade funcional. Porém, existem requisitos mínimos que devem ser atendidos para a restauração destas áreas e que exigem a procura por um equilíbrio ideal entre as demandas de pesquisa científica e a expectativa de acelerar o processo de restauração.

Os ambientes de restinga são muito propícios a esse tipo de conexão entre pesquisa e restauração uma vez que ainda estão sujeitos a uma legislação flexível e possuem uma demanda alta de conhecimento científico sobre os principais fatores determinantes e condicionantes da vegetação nativa. Dentro deste contexto, serão apresentados os projetos em andamento e as propostas de projetos de restauração de ambientes de restinga desenvolvidos pelo Núcleo de Restauração do Laboratório de Ecologia de Florestas Tropicais, IB, USP.



quarta-feira, 25 de maio de 2011

XIII Curso de Identificação na Mata Atlântica!

Boa noite,

Foi lançado mais uma edição do Curso de Identificação na Mata Atlântica!

A partir de amanha, colocaremos as informações aqui no blog. Tais informações tb foram enviadas por e-mail aos nossos contatos.

Data do curso: 16 e 17 de julho

Informações gerais: 20h de carga horária com alimentação, hospedagem, material didático completo e certificado inclusos!



Dúvidas: Entrar em contato com Rodrigo - nest_usp@yahoo.com.br

Abraços
Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Viveiro Maria Tereza e Brasil Bioma
Juquitiba, São Paulo, SP, Brasil

terça-feira, 10 de maio de 2011

Novidades no Blog!

Bom dia !

Primeiro gostaríamos de informar que os Cursos de Botânica do Viveiro Maria Tereza está também agora no FACEBOOK! Adicionem: Brasil Bioma. Para relembrar, nosso twitter é @brasilbioma.

As seções PANORAMA e ARTIGO DA SEMANA foram atualizadas!

Na seção PANORAMA está a reportagem pulicada na Revista FAPESP deste mês, intitulada "O limite da floresta". E o Artigo escolhido foi publicado pelo grupo do Prof. Dr. Jean Paul Metzger, professor do Departamento de Ecologia do Instituto de Biociências da Universidade de São paulo (IB-USP). O título do artigo é "Beyond the Fragmentation Threshold Hypothesis: Regime Shifts in Biodiversity Across Fragmented Landscapes".

Nesta semana, optamos por postar reportagem e artigo relacionados.Eles irão discutir os efeitos da fragmentação sobre a avifauna dispersora, assim como do tamanho efetivo que os fragmentos florestais em Mata Atlântica devam ter para viabilizar a conservação de populações animais de diferentes portes. O artigo ainda esclarece que o processo de defaunação ocorre dependendo da região e da disposição e conectividade dos fragmentos.

Estes são apenas alguns pontos explorados. Para saber e aprender mais, acessem os links disponíveis no lado direito do blog.

São leitura obrigatório a todos que se interessam por restauração e conservação!

E não se esqueçam de enviar seus comentários e dúvidas via twitter, Facebook, blog ou email (nest_usp@yahoo.com.br).

Qualquer problema com o acesso aos links, por favor nos notifiquem.

Boa leitura!

Abraços a todos,



Equipe de Coordenação de Cursos de Extensão
Viveiro Maria Tereza
Juquitiba, São Paulo, SP, Brasil